Faz Sentindo Empreender na Internet?

Empreender na Internet qualquer tipo de negócio,Empreender na internet sempre  representa um desafio para a pessoa que planeja iniciar esta tarefa.

Já na hora de definir em que área dedicar os meios e esforços indispensáveis para dar começo ao Empreendimento.

Começa de forma involuntária dar Sentido, Direção, Trajetória, traçar o caminho para que essa iniciativa de Empreender na Internet possa ser bem sucedida.

Esta forma de avaliar, medir riscos e vantagens, se antecipar aos acontecimentos, calibrar possíveis ganhos, é o que determina o Sentido do Empreendimento.

Sendo também válida esta mesma descrição para os Empreendimentos “offline”, e “online” (mundo virtual), ou seja, na Internet.

Assim para entender o Sentido de Empreender na Internet como negócio, devemos estabelecer uma seqüência ou processo a desenvolver, e teremos:

  1. Qué finalidade terá o Empreendimento?
  2. A quem estará direcionado?
  3. Que problemas vão solucionar às pessoas?
  4. Que produto ou serviço oferecer?
  5. Como atingir o público alvo?
  6. Quais são os objetivos a serem alcançados?
  7. Qual o prazo para consegui-los?

Começo a detalhar cada um destes itens, continuando esta mesma linha de apresentação pelo primeiro deles.

1. Qué finalidade terá o Empreendimento?

É indispensável deixar asentada a ideia de que todo Empreendimento leva atrelado como fim último, gerar algum retorno seja econômico, ou de outra natureza.

Dependendo dos recursos, esforço, trabalho, e tempo dedicado para construir a estrutura necesaria, vão decidir se o conjunto tudo será:

  • gratuito
  • se uma parte será grátis e outra de pago
  • ou se tudo será de pago.

Feita esta avaliação previa, já temos base para definir se faz sentido empreender na internet, pois estará relacionado com o Nicho a se trabalhado.

Indicar agora que o Sentido de Empreender na Internet, sempre será oferecer soluções aos problemas que as pessoas de esse Nicho  possam ter.

A natureza destes problemas é claro que pode ser muito variada (problemas de saúde, emocionais, auto-estima, convivência, superação profissional, etc.).

Assim o Sentido do Empreender na Internet estará determinado pela natureza dos problemas existentes, e por nossa capacidade oferecendo soluções.

2.  A quem estará direcionado?

No parágrafo anterior está indicado que o coletivo alvo a quem direcionaremos nosso Empreendimento, será aquele formado por pessoas que precisam das soluções que possamos oferecer-lhes.

Todo Empreendedor Online deve entender que qualquer iniciativa neste campo exige:

  • honestidade
  • dedicação a ajudar às outras pessoas,
  • muita força de vontade,

e sempre estarmos munidos de uma grande paciência, pois as coisas na Internet acontecem sempre, porem levam seu tempo.

Este deve ser nosso Lema como ponto de inicio e como Principio Fundamental para alcançar o sucesso.

É errado pretender iniciar um Empreendimento Online, na ilusão de conseguir retornos rápidos, seja qual for sua natureza:

  • econômico,
  • satisfação pessoal
  • etc.

O sucesso e o dinheiro serão conseqüência do esforço e dedicação.

3. Que problemas vão solucionar as pessoas?

Dependendo do Nicho ou Área do Empreendimento Online, os problemas e dores das pessoas serão diferentes.

3.1. Vejamos um exemplo

Empreendemos no Nicho de Saúde é fácil adivinhar que: as pessoas desejam manter seu corpo saudável, em perfeitas condições.

Isto põe de manifesto problemas de excesso de peso, manter um corpo bonito e bem definido, ninguém gosta de:

  • um rosto com arrugas prematuras
  • barriga gordurosa
  • dentes  manchados e mal alinhados
  • etc.

Neste caso conselhos e indicações para resolver estes problemas, exigem sermos expertos em alguma dessas áreas de Saúde e poder aconselhar as pessoas os procedimentos corretos para elas conseguirem resolver esses problemas (dieta alimentar, treinamento físico, deixarem ou mudarem determinados hábitos, sessões de ioga, sessões de fisioterapia, etc.).

Para transmitir as soluções dispomos de meios tais como Cursos Online em Vídeos de

  • Diversos tipos de terapias
  • Treinamento físico,
  • Cozinha para alimentação sadia
  • Sessões de ioga e relaxação
  • Etc.

que podemos publicar total ou parcialmente, e que sejam em parte gratuitos no começo com a finalidade de que as pessoas que os começarem a usar comprovem que funciona com elas mesmas, e sintam necessidade de ampliar para versão completa, mesmo pagando um preço justo por isso.

Esta é a forma em que ao Empreender na Internet, nosso negócio vai espalhar-se de forma viral entre as pessoas, pois quem experimentar e conferir que funciona, será nossa melhor publicidade alem de que também vamos precisar fazer alguma campanha de publicidade para conseguir atingir nossos objetivos.

4. Que produto ou serviço oferecer?

Partindo do nosso Público Alvo, ou seja, o coletivo social de pessoas que se encontram em nosso Nicho, desenvolvermos os produtos e serviços a serem oferecidos. Assim a escolha é nossa e estará definida precisamente pela área em que tenhamos decidido Empreender na Internet ou Online.

Estes produtos poderão ser em forma de E-books (livros digitais), Cursos em Vídeos, sessões ao vivo em forma de Hangout (conexão ao vivo via Internet), serviços presenciais em nosso local ou na casa dos Clientes, organizando “Ateliês” aos que assistiriam os Clientes, etc.

Evidentemente há imensas possibilidades, e na verdade o limite nos mesmos iremos fixá-lo, pois a Internet não tem limites.

5.  Como atingir o público alvo?

Para conseguir atingir os nossos Clientes Potenciais em realidade somente há dois métodos básicos que são por médio de Tráfego Orgânico e Tráfego Pago.

Estas duas vias básicas têm algumas variantes, pois dependeram dos sistemas que desejemos utilizar para conseguir tráfego à nossa Plataforma Digital, ou seja:

5.1. Trafego Orgânico

  • Google com seus motores ou navegadores de busca
  • Redes Sociais (Facebook, Google +, Twitter, Youtube, Yahoo, Linkedin, etc.)

5.2. Trafego Pago

  • Facebook Ads
  • Google Adwords
  • Youtube Ads
  • Twitter
  • Outras Plataformas de publicidade

A eficiência em conseguir Tráfego Orgânico vai depender de vários fatores como são:

  • Qualidade do conteúdo que estejamos publicando em nossos Posts.
  • Regularidade com que publicamos os Posts em nosso Site/Blog
  • O formato que tenha o conteúdo (texto, gráficos, fotos, videos, etc.)

Já no Tráfego Pago a eficiência em conseguir volume de trafego ao nosso Site/Blog, vai depender diretamente do dinheiro que estejamos dispostos a investir em nossas Campanhas Publicitárias, alem da forma destas Campanhas.

6.  Quais são os objetivos a serem alcançados?

Estes dependerão diretamente de como esteja planejado nosso Projeto de Empreender na Internet ou Online.

Evidentemente pelo menos no começo devemos ser pacientes e realistas, para não ficar desorientados ou deslumbrados com a crença de que na Internet tudo são maravilhas e facilidades, e que o pessoal virá atrás de nos para reclamar os nossos produtos ou serviços.

Nada mais longe da realidade, pois mesmo que o Mercado que oferece Internet é verdadeiramente imenso, tudo costuma acontecer devagar, na sua hora.

É claro que sempre há exceções, pessoas que atingiram o sucesso muito rapidamente (falamos de prazos entre dois meses e um ano), mas isso vem confirmar a regra geral, ou seja, mesmo que desde o inicio consigamos ter certo número de visitas ao nosso Site/Blog.

O normal será que demoremos a conseguir que esse tráfego se converta em seguidores fiéis, que com o decorrer do tempo cheguem a se transformar em nossos Clientes, e alem de “consumir” nossas publicações, comecem a consumir nossos produtos, sejam eles completamente gratuitos, parcialmente gratuitos, ou inteiramente de pago.

7.  Qual o prazo para conseguí-los?

Esta pergunta quase está respondida no parágrafo anterior, é somente pormenorizar um pouco mais as coisas.

Como seja que na Internet acontece tudo, a questão do “quando” é sempre difícil de precisar, pois intervém muitos fatores que influenciam na determinação do tempo necessário para conseguir os resultados desejados.

Sem medo a pecar por excesso de precaução, posso indicar que nem mesmo os grandes “Gurus da Blogosfera”, foram muito bem sucedidos em seus inícios.

Só consultar qualquer site destes famosos “Gurus”, ler e estudar suas historias dos começos, para perceber que muito raramente algum deles alcançou o sucesso da noite para o dia.

E caso algum deles afirme isso de forma categórica, há muitíssimas probabilidades de que esteja exagerando um bocadinho.

As estadísticas provam que um Empreendimento Online, desde que inicia suas atividades ate conseguir uma Lista de uns 1000 Leads, que realmente acompanhem as publicações fielmente, e comecem a comprar nossos produtos, pode demorar entre seis meses e um ano.

Meu conselho para qualquer um que esteja disposto a iniciar um Empreendimento Online, é que considere como normal estes prazos de tempo para conseguir seus primeiros retornos, pois tudo o que vier alem disso é lucro.

Quero encerrar este Post igual que comecei ele com uma pergunta, será que depois de ter lido tudo o indicado acima você ainda quer começar seu Empreendimento Online?

Deixe seu comentario e eu terei prazer em responder.

 

Seus Dados Estão 100% Seguros. Nos Não Gostamos de Spam. Ver a Política de Privacidade. 

© 2016-2017 Todos os direitos reservados – Marketing digital e Cia