As 18 Fases de um Empreendimento na Internet


clopez
Caro Empreendedor quero lhe indicar que estas 18 fases de um Empreendimento na Internet  sao as estritamente necesarias para conseguir esta finalidade.  Por outro lado chamar sua atenção para a realidade de que a cada dia que se passa, resulta mais certo o ditado “Se seu negócio não está na Internet, seu negócio não existe…”

Qualquer modalidade de Empreendimento, seja no mundo real “ofline”, seja no mundo virtual “online”, está baseado no desenvolvimento de um processo que de forma geral, gira entorno a dar forma a uma ideia que qualquer um de nos criamos, em função da nossa visão e necessidades existentes.

Esta ideia na maioria dos casos costuma ser viável, pois sempre é fruto de um longo periodo de amadurecimento em nossa mente, e que chegada a hora “H” decidimos passar a ideia da cabeça para a prática.

A partir deste instante é quando começamos a precisar planejar a seqüência dos passos que sim ou sim, temos que dar para iniciar a construção do nosso Empreendimento seja ele real “ofline” ou virtual “online”.

Estes passos são muito semelhantes em ambos casos na hora de levar à pratica o nosso empreendimento.

Iremos precisamos executar uma serie de 18 passos para chegar a ter o nosso Empreendimento realizado e funcionando.

Como seja que o objetivo deste site/blog, é o Empreendimento e o Marketing Online, vou centrar a descrição deste processo de 18 fases ou passos no campo virtual “online”, assim temos:

  1. Ideia inicial como ponto de partida
  2. Amadurecimento da Ideia e sua viabilidade
  3. Tomar a Decisão de Implementar a Ideia
  4. Fazer uma pesquisa do Mercado Potencial existente
  5. Planejar o esquema para desenvolver o Empreendimento
  6. Escolher a área ou “Nicho” do Mercado para Trabalhar
  7. Qual é nosso “Know How” conhecimento na área “Nicho” escolhido
  8. Definir que produto vai comercializar
  9. Definir quem é nosso cliente potencial “prospect”
  10. Determinar que capital vamos precisar
  11. Definir um nome para nosso Empreendimento “dominio”
  12. Escolher com que serviço de hospedagem “hosting” vai trabalhar
  13. Escolher com que serviço de auto-respondedor “autoresponder” vai trabalhar
  14. Definir o aspecto do nosso site/blog
  15. Definir como construir o nosso site/blog e data de lançamento
  16. Decidir em que médios iremos publicar nosso site/blog
  17. Planejar o conteúdo que iremos escrever e publicar
  18. Planejar conteúdo dos nos nossos vídeos e como fazê-los

Começarei por descrever cada um destes items para desenvolvê-los adequadamente, e facilitar sua compreensão.

1.  Ideia Inicial Como Ponto de Partida

Como indicado acima, qualquer tipo de Empreendimento Online (ou ofline), sempre parte de uma ideia que nasce na mente da pessoa empreendedora.

Esta ideia inicial nasce da forma em que a pessoa consegue enxergar as oportunidades que há ao seu redor, em função das necessidades e as dores das outras pessoas (problemas de saúde, de dinheiro, de superação pessoal, emocionais, superação profissional, e um imenso etcétera que a Humanidade tem).

Partindo desta forma de enxergar as necessidades dos outros, é que a pessoa empreendedora criará uma ideia para aproveitar essa imensa chance que existe, de criar um Empreendimento Online, e de aí em adiante começa todo o processo dos 18 passos indicados anteriormente.

2. Amadurecimento da Ideia e Sua Viabilidade

A propria natureza das pessoas empreendedoras, condiciona a forma em que elas iniciam um processo de cogitar as possibilidades, de como fazer para aproveitar o que elas estão enxergando.

Este processo pode ser mais ou menos longo, dependendo da informação que esta pessoa consiga obter e tambem dos conhecimentos que tenha de inicio, pois isso será a “mechar a pólvora que ira queimar” rápidamente ate “estorar” esta ideia já amadurecida, e fazer a pessoa partir para por “mãos na massa” e partir para o planejamento dos seguintes passos.

3. Tomar a Decisão de Implementar a Ideia (Empreendimento)

Bom! Pôr as “mãos na massa” é o que acontece na hora em que a pessoa empreendedora já amadureceu a sua ideia inicial, e está estorando em sua cabeça.

Torna-se uma necessidade intensa, forte demais, e irresistível passar a realizar, a materializar a ideia, em um plano de atuação direcionado a conseguir “sim ou sim”, pôr em andamento o seu Empreendimento.

Dar esse passo é somente questão de horas ou no máximo de dias, para dar começo  a esse processo de tomar notas de cada dado, de cada ocorrência, de cada detalhe… E começar a planejar minuciosamente cada um dos passos a serem seguidos.

4. Fazer uma pesquisa do Mercado Potencial existente

Como é lógico e, aliás, necesario, na hora em que é dado inicio à tarefa de planejamento de todos os passos encaminhados para conseguir o objetivo principal, que é montar o Empreendimento Online, é praxe realiza como mínimo uma pesquisa de Mercado.

Esta pesquisa do Mercado tem que ser feita de forma exaustiva, na Internet que é donde se encontra o maior volumem de informação do mundo enteiro.

Esta pesquisa deve ser feita de forma segmentada, ou seja, restrita ao setor ou “Nicho” do Mercado em que se ira trabalhar, especificando:

  • Idade das pessoas
  • Sexo
  • O qué as pessoas procuram na internet (palavras chave)
  • Pesquisar se há concorrência
  • Estudar o que faz a concorrência e aprender deles

Com estas informações nas mãos é muito mais fácil e confiável partir para os passos seguintes.

5. Planejar o Esquema para Desenvolver o Empreendimento

Na medida em que vamos juntado informação relevante e importante para nosso Empreendimento, será mais fácil criar o esquema, o nosso plano de atuação para conseguir desenvolver nosso Negócio Online.

É chegada a hora de desenhar o esquema, o plano a seguir para construir nosso Empreendimento Online:

  • Qual será a data de inicio
  • Como iremos fazer cada passo
  • Qué tempo iremos dedicar e quando
  • Qué possibilidades temos de combinar nosso trabalho atual, com a dedicação a nosso Empreendimento Online ou Digital
  • Temos ou não, possibilidade de que alguém da nossa familia, possa dedicar algumas horas.
  • Temos que iniciar o nosso treinamento e forma, e mesmo assim é indispensável formação.
  • Fixar datas de inicio e finalização de cada passo e segui-las à risca
  • Pesquisar qué cursos de qualidade provada há, e fazer previsão de compra para estudar e executá-lo na prática.
  • Estudar de donde é possível conseguir tráfego para nosso site/blog
  • Pesquisar os possíveis serviços gratuitos de Hospedagem e de Auto-respondedor existe.
  • Pesquisar como se pode desenhar um site/blog com WordPress
  • Pesquisar donde conseguir comprar um nome de Dominio

Uma vez feito este planejamento, é possível começar a trabalhar firme, pois há muita coisa a ser feita, e somente com um plano de atuação e muita disciplina e dedicação, é que o nosso projeto sairá adiante.

6. Escolher a Área ou “Nicho” do Mercado para Trabalhar

Neste ponto já temos que saber com a maior aproximação possível, para quem ou para que tipo de público (pessoas) vai direcionar nosso Negocio Online.

É claro que isto será relativamente simples, pois esta escolha de Nicho estará diretamente ligada aos nossos conhecimentos “Know how”, e a nossa experiência.

Por exemplo, se nossos conhecimentos são na área de dietética é claro que o nosso Nicho tem que ser Saúde. E se o que desejamos é criar uma Loja de Roupas Online, é claro que o nosso Nicho será o de Moda e Design, e assim por diante.

Como sempre, uma vez decidido o Nicho em que vamos trabalhar, é bem recomendável fazer uma pesquisa na Internet, para determinar exatamente em que Categoria se encaixa nosso Nicho, e assim começar de forma profissional a construção do nosso Negocio Online.

7. Qual é nosso “Know How” conhecimento na área “Nicho” escolhido

Evidentemente cada pessoa empreendedora possui uns conhecimentos ou “Know How”, que lhe permitem definir se como um especialista nesta matéria.

Nesta base é que deverá ser feita uma sinterização dos nossos conhecimentos, e pôr um nome neles, seja profissão, carreira, especialidade, etc., e depois em função do nome definido, estamos num ou outro Nicho do Mercado.

8. Definir que produto vai comercializar

 Para definir o produto a ser comercializado também vamos tirar dos nossos conhecimentos e experiências, porque é muito importante que nosso produto seja o que verdadeiramente nos apaixona, o que mais gostamos, pois teremos que falar e escrever muito sobre isso.

Portanto o nosso produto será nossa Ideia Inicial feita realidade. Isto pode ser desde um curso online de treinamento para Investir na Bolsa de Valores, ou comercializar produtos de terceiros como Afiliado.

É recomendável começar com um único produto e trabalhar encima dele ate conseguir obter retorno econômico de forma consistente.

Somente depois disso será possível partir para comercializar outro produto.  Este é a forma em que obteremos o maior rendimento do nosso esforço e dedicação.

9.  Definir quem é nosso cliente potencial “prospect”

Como indicado no anterior ponto 4, na hora de fazer a pesquisa do Mercado, alem de tirar as informações fundamentais para nosso empreendimento, iremos identificar o “perfil” do nosso Cliente Potencial ou “Prospect”.

O perfil do nosso Cliente Potencial é indispensável para definir a forma das nossas “Campanhas Comerciais”, ou seja, como direcionar o “Marketing” do nosso produto para atingir ese Cliente Potencial.

Somente fazendo uma correta definição do Perfil Ideal do nosso Cliente Potencial, é que iremos ter sucesso com nosso Empreendimento Online.

Sendo este passo muito importante, para conseguir transformar esse Cliente Potencial em Cliente Real que comprará nosso produto.

10. Determinar que capital vamos precisar (pode variar de 0 ate 700$US)

Como indicado no começo deste artigo, um Empreendimento Online não é muito diferente de ser Ofline, pois ambos precisam certo capital para iniciar sua atividade.

É claro que um empreendimento Ofline ou normal, sempre vai precisar muito mais capital inicial, do que um negócio Online ou Digital.

Para perceber esta diferença somente teremos que fazer a comparação seguinte:

Necessidades de um empreendimento normal “Ofline”

  • Local próprio ou alugado
  • Pessoal
  • Médios
  • Administração
  • Armazenagem
  • Publicidade
  • Computador
  • Uma linha ADSL a Internet
  • Conta de banco e linha de crédito
  • Materiais
  • Algum médio de transporte

Necessidades de um empreendimento “Online”

  • Computador
  • Uma conexão ADSL à Internet
  • Pessoal
  • Uma impressora/scanner
  • Contratar um serviço de Auto-respondedor
  • Um serviço de Hospedagem
  • Comprar um bom curso que ensine a construir um Site
  • Contratar serviço de publicidade na Internet

Vemos claramente que no empreendimento “Ofline“ será necesario um capital inicial de uns 8.000,00 US$.

Entanto que no empreendimento “Online” poderia chegar 700,00 US$, sendo muito menos,caso o empreendedor já disponha de computador e linha ADSL na Internet.

Um Empreendimento Online não precisa de armazém nem de oficina, pois o empreendedor ira trabalhar na sua casa.

Não precisará de serviços de administração (ate não atingir nível de vendas de 65.000,00 R$/ano, pois estará registrado como MEI  (Micro Empreendedor Individual).

11. Definir um nome para nosso Empreendimento “domínio”

É chegada a hora de dar um nome ao Empreendimento Online, pois para construir o Site/blog precisamos desenhar a página de Inicio ou “Home”.

Para conseguir este Nome ou Domínio, escrever pelo menos 10 nomes, e a seguir entrar no site  https://www.namecheap.com/ , ou neste outro  http://plusdominios.net/  ou em outro da sua preferência.

Escrevendo um por vez, iremos ver si está disponível ou não, e as opções que podemos conseguir.

Vamos escolher o que seja mais apropriado para o nosso Empreendimento, e que tenha o preço mais conveniente para nos.

Resolvido isso, partimos para o passo seguinte de procurar um serviço de Hospedagem “Hosting”, para nosso Site/blog.

12. Escolher com que serviço de hospedagem “hosting” vai trabalhar

Há possibilidade de hospedar o nosso Site/blog, num serviço gratuito (poderia ser no começo), ou de pago mensal ou anual.

As versões gratuitas têm bastantes limitações, e as vezes tem publicidade, e com freqüência sofre lapsos no serviço, mas é serviço gratuito.

Como orientação algumas das empresas com serviço gratuito de hospedagem:  https://byet.host/ ; https://www.one.com/pt-BR/ ; http://hospedagratis.net/ ; www.e-goi.com.br/pt_br/  entre outras.

Se escolher o serviço de hospedagem gratuito, precisamos ser cientes de que isso não será definitivo, pois quando o Empreendimento crescer, precisamos um bom serviço profissional.

Como orientação estas são algumas delas: http://www.uolhost.uol.com.br  www.hostgator.com ; http://www.superdominios.org/ ; www.aweber.com ; https://br.godaddy.com/ ;  entre as muitas existentes.

13. Escolher com que serviço de auto-respondedor “autoresponder” vai trabalhar

Da mesma forma que há empresas que oferecem serviço de hospedagem grátis, há que oferecem serviço de Auto-respondedor gratuito.

Assim como orientação temos: http://bo.e-goi.com/?action=home&menu=top alem de serviços como http://www.listwire.com/  entre outros.

Sempre é indispensável considerar que estes serviços gratuitos de Autoresponder, tem limitações, mas para iniciar são válidos.

14. Definir o aspecto do nosso site/blog

Ponto muito importante já que é a “cara” do nosso Empreendimento Online e, portanto é indispensável “caprichar” na sua execução.

Considerar que quantas mais imagens, gráficos, figuras, tenha nossa Home, mais tempo demora em abrir quando um visitante clicar nossa “URL” (Uniform Resource Locator).

É indispensável nos colocar no lugar do visitante da nossa pagina de Início “Home”, e nos fazer as perguntas seguintes:

  • Que vendemos?
  • Que podemos lhe oferecer?
  • Temos boa reputação?
  • Deveria entrar para ver mais?
  • Sou de confiança?

Também é preciso deixar claro “isto é o que fazemos e o que temos para você”, para “direcionar” o Visitante para donde nos desejamos, e para isso precisamos:

  • Definir, qual é o problema?
  • Nosso produto/serviço oferece uma solução?
  • Quais são os benefícios aportados?
  • Definir nossa Proposta Única de Valor (USP = Unic Sale Proposal)
  • Inserir a Chamada para Ação (Call to Action).

Esta pagina de Inicio “Home” deve ser simples, limpa e profissional, cuja finalidade seja atrair a máxima atenção dos visitantes e conseguir direcioná-los ao máximo para donde nos desejamos.

15. Definir como construir o nosso site/blog e data de lançamento

Definir como construir nosso site/blog significa decidir si iremos construí-lo nos mesmos, ou iremos contratar um serviço especializado que o faça.

Construir um site/blog é mais simples do que parece, pois o software necessário WordPress é gratuito, tem muita documentação de suporte e ajuda, e é fácil de usar.

Quase todos os serviços de Hospedagem “Hosting” já contam com este software pre-instalado, para facilitar que possamos construir nosso site/blog.

Este detalhe também deverá ser levado em consideração na hora de escolher se o serviço de Hospedagem “Hosting” vai ser grátis ou de pago.

O quando iremos “lançar” ou publicar nosso site/blog, é um simples detalhe diretamente ligado à construção do mesmo.

Lançaremos nosso site/blog logo que aprontemos sua construção e tenhamos checado que todo funciona corretamente.

16. Decidir em que médios iremos publicar nosso site/blog

Para que nosso Empreendimento Online alcance “visibilidade” na Internet há somente um caminho, e é que os buscadores/navegadores, posicionem nosso site/blog nos primeiros lugares.

Publicar um site/blog na Internet pode ser gratuito ou de pago, isso gera uma ou outra forma de “Trafego” de visitantes ao site/blog, assim teremos:

  • Trafego gratuito ou orgânico
  • Trafego pago

Trafego orgânico ou gratuito, se consegue com publicidade grátis nas Redes Sociais (Facebook, Google+, Twitter, etc.).

Trafego pago se consegue fazendo Campanhas no Google Adwords, Facebook Ads, Youtube.

Portanto escolheremos os médios que se ajustem ao nosso orçamento, e que demonstrem ser os de maior ROI (Return Over Investment) nos Gráficos de Métricas destes médios de publicidade.

17. Planejar o conteúdo que iremos escrever e publicar

Assim como eu estou escrevendo sobre Empreendedorismo Online e Marketing Digital, o empreendedor terá que escrever e publicar no seu site/blog conteúdo relacionado à área do Empreendimento Online.

É muito importante estabelecer, alem do conteúdo dos artigos publicados, a regularidade em escrever e publicar os artigos.

Pode ser pode ser feito uma, duas ou três vezes por semana, uma duas, três vezes por mês, ou o que acharmos conveniente, mas será mantido ao longo do tempo.

A forma ou estrutura, assim como o conteúdo dos artigos é muito importante que destilem:

  • Qualidade
  • Que aporte novidade
  • Que sejam objetivos
  • Que aportem soluções aos problemas/dores das pessoas
  • Que falem sobre a Categoria do nosso site/blog
  • É recomendável incluir uma fotografia e nome do autor nos artigos

A extensão dos artigos deve estar entre 800 e 2000 palavras. Menos é pouca coisa, e mais é bastante extenso, sendo as vezes preciso que nem este meu artigo.

Ter uma “News Letter” ou Noticiário do nosso site/blog para atrair subscritores a serem direcionados à “Paginas de Captura”, “Landing Page” ou “Squeeze Page”.

 18. Planejar conteúdo dos nossos vídeos e como fazê-los

Como cada dia as pessoas dedicam menos tempo procurando na Internet, solucionar seus problemas e dores, precisamos atingir nosso “Publico Alvo” “Leitor Ideal”, o “Cliente Potencial”, nosso “Lead” ou “Prospect” da forma mais eficaz possível.

Para conseguir isto é que precisamos de um médio muito mais eficiente e poderoso do que texto, que são as Imagens e os Vídeos.

Está testado que “uma Imagem diz muito mais do que mil palavras”, e um Vídeo ainda mais.

Esta necessidade condiciona que tenhamos que estabelecer uma planificação para realizar nossos próprios Vídeos, e também decidir:

  • Como iremos fazer nossos Vídeos
  • Definir o conteúdo de cada Vídeo
  • Caso decidir por nos mesmos fazer os Vídeos
  • Quem será a pessoa encarregada
  • Que médios iremos precisar
  • Teremos que abrir um Canal no Youtube
  • Que software utilizar para editar nossos Vídeos
  • Quem vai escrever programas dos Vídeos
  • No caso de decidir que os vídeos sejam feitos por profissionais externos
  • Quem será a pessoa encarregada
  • Teremos que abrir um Canal no Youtube
  • Quem vai escrever os programas dos Vídeos

Da para perceber com todo o detalhado acima, para um Empreendimento Online não é tarefa tão complexa, mas nem tão simples assim.

Verdadeiramente este processo gera um trabalho inicial, que para uma pessoa é bastante coisa, e para evitar cair na procrastinação.

É indispensável ter uma grande força de vontade, trabalhar para valer, e muita disciplina. Dedicar o tempo que seja preciso para chegar ao sucesso final.

Finalmente acrescentar que existe outra realidade que será definitiva na continuidade do nosso empreendimento Online, e é ter paciência muita paciência.

Na Internet as coisas costumam dar frutos porem levam um tempo. Na Internet não existem “milagres” somente retorno em função da nossa dedicação.

Espero que você que leu ate aqui não se desanime, e sim aproveite tudo este conteúdo, muito valioso se os seus planos incluem a criação de um site/blog para seu Empreendimento Online.

Para receber minhas dicas, novidades, publicações e news letter, clique no botão abaixo e se registe na minha lista.

Seus Dados Estão 100% Seguros. Nos Não Gostamos de Spam.Ver a Política de Privacidade.

© 2016-2017 Todos os direitos reservados – Marketing Digital e Cia